10 Alimentos Detox que Te Ajudam a Emagrecer Naturalmente


Existem certos alimentos que nos ajudam a emagrecer de forma natural pois exercem um papel importante na desintoxicação do nosso corpo. Esta é uma ótima forma de emagrecer de forma saudável, pois você estará ingerindo alimentos naturais e frescos que ajudarão seu corpo a eliminar o excesso de líquido, diminuindo a retenção e o inchaço. Ao limpar o organismo, seu metabolismo ficará mais acelerado. Uma ótima junção, não é?

Quando ingerimos estes alimentos detox, estaremos dando mais nutrientes para nosso corpo, e isso ajudará a melhorar a qualidade da nossa pele e do nosso cabelo. Logo, esta é uma ótima forma de emagrecer e ainda ficar mais bonito(a). 

Eu gosto sempre de ressaltar a importância do consumo de frutas e verduras, pois elas funcionam de forma a limpar nosso organismo através das fibras. E muitas das vezes não conseguimos emagrecer porque nosso corpo está cheio de toxinas que impedem nosso organismo de trabalhar em sua forma adequada. Por isso, quando ajudamos nosso organismo a trabalhar melhor, ele cumprirá seu papel de forma eficiente, funcionando mais rápido e acelerando nosso metabolismo.

Feita esta breve introdução, vamos conhecer então os 10 alimentos que te ajudam a emagrecer naturalmente através do efeito conhecido como detox. 

Lembrando que no processo de detox, na qual ocorre a desintoxicação do nosso corpo, estaremos consumindo alimentos que ajudam o fígado a trabalhar melhor. Esse órgão é muito importante para manter nossa saúde em dia, pois ele é o responsável por fazer o "limpa" da nossa casa (corpo). Ou seja, o fígado é responsável por limpar nosso organismo e ajudá-lo a eliminar as toxinas. Portanto, a dica para você que for incluir esses alimentos em sua dieta é: Beba bastante água! Quanto mais água, mais fácil as toxinas serão eliminadas e menos sobrecarregado seu fígado e seus rins ficarão. 

É como se fosse um sabão que você passa para lavar os pratos da sua casa. Depois que passa o sabão você precisa enxaguá-los com água, não é mesmo? Pois é, o mesmo acontece com nosso corpo. Esses alimentos detox funcionam como o "detergente", ajudando a remover os resíduos que ficam depositados em nosso organismo. Depois precisamos passar a água para "enxaguar" nosso corpo por dentro. E como fazemos isso? Bebendo bastante água.

Vamos aos 10 alimentos agora? 

1) Primeiro Alimento Detox para Emagrecer: Limão



As propriedades do limão são incríveis e ainda são desconhecidas seus benefícios por completo. Mas a ciência nutricional já descobriu diversos efeitos desta fruta sobre o corpo humano. Possuindo potentes nutrientes para turbinar nossa saúde, o limão é rico em vitamina C. Mas não é aquela vitamina C comprada em farmácia. A vitamina C encontrada no limão é uma versão com alta biodisponibilidade, ajudando seu corpo a absorver e a utilizar melhor a mesma. 

E você sabe para que serve a vitamina C? 

Bem, veja esse pequeno resumo:

Conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é fundamental para a produção de colágeno, sendo necessária para a formação e construção de cartilagem, músculos e vasos sanguíneos. Além de muito benéfica para a saúde dos nossos ossos, a vitamina C também nos ajuda a recuperarmos e também a  nos prevenirmos de doenças através do fortalecimento do nosso sistema imune. 

O limão possui um alto efeito detox em nosso organismo por causa de suas diversas propriedades alcalinizantes. Ele ajuda a limpar nosso corpo e melhora nossa digestão, favorecendo a absorção de nutrientes que são importantes para a manutenção da nossa saúde. Com estes efeitos (e mais um pouco), o limão se torna um ótimo aliado para quem deseja desinchar seu corpo de forma saudável. 

Mas cuidado ao ingerir o limão caso você tenha algum problema de estômago. Pois ele pode causar desconfortos e dores em quem tem gastrite e úlceras estomacais. 


2) Segundo Alimento Detox para Emagrecer: Couve



A couve é um alimento muito presente nos famosos sucos detox. Isso porque elas são ricas em clorofila, uma substância responsável pela pigmentação (cor) verde dos vegetais folhosos. As folhas verdes que comemos em salada, como por exemplo o alface, a chicória, a mostarda, a rúcula, o agrião, a salsa, o coentro e o espinafre, são alimentos ricos em clorofila. 

A clorofila, presente em uma boa quantidade na couve, é fonte de nutrientes antioxidantes. Estes, por sua vez, auxiliam no combate aos radicais livres, que basicamente são substâncias que envelhecem e prejudicam nossas células. Além disso, a clorofila tem uma potente ação anti bacteriana, ou seja, combate as bactérias presentes em nosso corpo. Além de proporcionar um ambiente rico em oxigênio, impedindo as bactérias de se multiplicarem e se propagarem em nosso organismo. A clorofila também ajuda na limpeza do nosso corpo de toxinas e impurezas presentes nas células e tecidos do nosso corpo.

A couve é nosso segundo alimento detox pois, além de possuir clorofila, ela possui vitamina C, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e é rica em fibras necessárias para o bom funcionamento do nosso intestino. Este vegetal é realmente um pacote de benefícios para quem o consome.

A couve pode ser consumida em forma de suco, em saladas, refogada na água e no óleo, pode acompanhar carnes, outros vegetais e até consumida com outras frutas em sucos detox. É um alimento de fácil acesso e ótimo custo benefício. 

Uma ótima dica é você unir a couve com o primeiro alimento dessa lista, que é o limão. A junção destes dois alimentos, principalmente na forma de suco, será um grande aliado em seu emagrecimento, na sua saúde e na sua beleza. No emagrecimento por causa do efeito detox que ajudará seu organismo a desinchar e a trabalhar melhor. Na sua saúde por causa das vitaminas e minerais presentes neles. E na sua beleza porque as vitaminas e minerais não beneficiarão apenas sua saúde, mas também auxiliará na regulação de oleosidade, na diminuição da inflamação, e na formação de mais colágeno, resultado em uma pele melhor e mais bonita. 


3) Terceiro Alimento Detox Para Emagrecer: Chá Verde



Este chá é um poderoso aliado para quem deseja perder gordura e desinchar o corpo. Ele ativa algumas enzimas essenciais no processo de metabolização de toxinas. Ou seja, ele possui substâncias que ajudam nosso corpo a eliminar aquilo que está impedindo o bom funcionamento das nossas células. 

O chá verde possui um alto poder de detox, pois tem um alto poder antioxidante. E como já vimos nos alimentos acima, quanto mais antioxidante um alimento for, mais ele ajudará nossas células a se protegerem de substâncias prejudiciais à nossa saúde. 

Dizem que uma xícara de chá verde tem a mesma atividade antioxidante que 10 copos de sucos de maçã. Eu não sei se é verdade essa afirmação e achei um pouco exagerada quando a li. Mas mesmo assim, os efeitos e benefícios do chá verde são indiscutíveis. 

Acredita-se que o chá seja um ótimo rejuvenescedor, além de revigorar nossa mente, melhorando a circulação sanguínea de quem o ingere e favorecendo o metabolismo como um todo. Escolha hoje dar uma renovada em seu organismo através do consumo moderado e diário de chá verde.

Ele pode ser misturado com couve e limão e batido no liquidificado para ser ingerido na forma de suco. Este chá emagrece e ainda previne de doenças e males súbitos, como o avc e o infarto. 

Nosso terceiro alimento detox para emagrecer é o chá verde. Experimente adicioná-lo hoje em sua dieta, mas não se esqueça que para experimentar seus benefícios é importante consumi-lo sem açúcar. Pois o açúcar irá prejudicar a ação emagrecedora e detox do chá verde.


4) Quarto Alimento Detox Para Emagrecer: Abacaxi



A maior parte da composição do abacaxi é água, referindo-se a 80% da fruta. Isso o torna um alimento naturalmente detox, pois além da quantidade de água, o abacaxi também é composto por vitaminas e minerais que o tornam um poderoso diurético natural. 

Ao associar o consumo da fruta diariamente com a pratica de atividades físicas e uma dieta saudável, você perceberá que eliminará o inchaço mais rapidamente, pois a ação diurética do abacaxi limpa o sangue e ajuda o corpo a se auto-limpar. 

A fruta tem características cítricas, o que a torna uma boa fonte de vitamina C. E como já falamos acima, a vitamina C é um poderoso antioxidante para nosso corpo. 

Existe uma característica peculiar no abacaxi que o torna uma fruta especialmente poderosa em termos de detox. O abacaxi é rica em uma enzima digestiva chamada bromelina. uma substância importantíssima no auxílio de uma boa digestão, melhorando as funções do intestino.

Uma ótima dica de consumo do abacaxi é através do suco da fruta misturado com água, hortelã e farinha de linhaça. Esse suco é um verdadeiro tônico, pois além de detox, fortalece seu sistema imunológico e é uma ótima fonte natural de energia.


5) Quinto Alimento Detox para Emagrecer: Alho



Sendo um alimento altamente nutritivo e com poucas calorias, o alho é bastante conhecido por suas propriedades medicinais. Essa planta comestível é muito usada em temperos e em receitas de remédios caseiros.

Importante ressaltar aqui que o alho é benéfico para a saúde por conta de sua composição nutricional. No entanto, não caia no papo de pessoas que acreditam que podem curar qualquer coisa apenas usando o alho. O bom senso é imprescindível quando o assunto é saúde e portanto, o acompanhamento médico é sempre necessário.

Voltando aos benefícios do alho, podemos considerá-lo como fonte de vitamina B6, manganês, vitamina C e selênio. Além disso, é rico em enxofre, substância que se consumida em altas dose, protege nossos órgãos contra os malefícios causados pelos metais pesados. 

E o que faz o alho ser um detox natural que ajuda a emagrecer?

O alho é anti-inflamatório e auxilia o fígado a trabalhar melhor, pois ele ajuda as enzimas deste importante órgão a cumprir o papel de limpeza com mais eficácia, melhorando suas funções metabólicas. 

Em um certo ponto de vista, o alho também possui ação diurética e auxilia o organismo a eliminar os gases acumulados no intestino. 


6) Sexto Alimento Detox para Emagrecer: Vinagre de Maçã



O vinagre de maçã é nosso sexto alimento detox para emagrecer.

Você já ouvir falar dele?

O vinagre de maçã é um verdadeiro auxílio para quem deseja emagrecer, pois ele auxilia na perda de peso promovendo a saciedade e melhorando a digestão da pessoa que o consome. Além disso, ele possui uma ação diurética, que ajuda no combate a retenção de líquidos. O vinagre de maçã, assim como os outros alimentos dessa lista é riquíssimo em antioxidantes. E isso faz com que ele ajude nosso organismo a funcionar melhor, desempenhando suas funções de maneira mais assertiva.

Veja uma lista de benefícios do vinagre de maçã e se surpreenda com tudo o que ele poderá fazer por você e pela sua família:

- Melhora o hálito, deixando sua boca com um ar mais refrescante e livre de bactérias;
- Auxilia no tratamento de refluxo gástrico, pois ele possui uma ação alcalinizante, anti-inflamatória e acelera a recuperação de tecidos;
- Previne a indigestão, pois possui substâncias e enzimas que auxiliam no bom funcionamento do estômago e do fígado;
- Algumas pessoas dizem que ele acaba com soluço (eu nunca tentei, mas pretendo testar na próxima vez em que estiver soluçando rsrs...);
- Diminui os níveis de glicose no sangue, sendo um ótimo aliado no tratamento contra a diabetes; 
- Ajuda no emagrecimento, abaixando o colesterol e abaixando a pressão alta.

Uma dica de consumo bastante comum do vinagre de maçã é a seguinte:

- Misture de uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de 200ml de água. Tome 30 minutos antes das principais refeições. 


7) Sétimo Alimento Detox para Emagrecer: Canela



A canela possui propriedades termogênicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Se você leu até aqui, viu que os alimentos que possuem esses efeitos sobre nosso corpo são os escolhidos para nos ajudarem a combater o acumulo de gordura de forma natural. Isso porque eles são a melhor opção, além de serem naturais, para quem deseja emagrecer e ainda melhorar a saúde através de um detox poderoso e constante. 

Lembrando que a canela também ajuda na digestão, melhorando todo o processo de quebra e absorção dos nutrientes. Ela melhora a condição do sangue abaixando o açúcar nele, e também possui fatores de grande relevância para a diminuição do colesterol alto. 

Resumindo, o efeito da canela para que está querendo emagrecer é simples: Ela evita o acumulo de gordura em excesso em nosso corpo e aumenta a velocidade com que nosso organismo trabalha, melhorando nosso metabolismo como um todo.

Experimente essa iguaria na forma de chá. Chá de canela é uma delícia e funciona como termogênico natural, aumentando o nível de energia antes e durante os treinos. 


8) Oitavo Alimento Detox Para Emagrecer: Gengibre



O gengibre faz você suar mais e aumenta a produção de calor pelo seu corpo. Sua composição é única e suas propriedades medicinais são milenares e bastante conhecidas pelos orientais. É um potente estimulante do sistema digestivo e também auxilia na eliminação de gases. 

Você quer saber como usar o gengibre para emagrecer? 

Então anota essa receita simples e prática, mas poderosa para quem deseja emagrecer com saúde:

- Pegue um pedaço grande de gengibre, lave bem e descasque-o;
- Corte em rodelas e coloque em uma jarra de água tampada. A quantidade de água precisa ser no mínimo 1 litro;
- Deixe descansando de um dia para o outro;
- No outro dia, logo de manhã, tome 1 copo de 200ml assim que acordar, em jejum;
- Tome o resto da jarra durante o dia;

Esta é uma ótima forma de você acelerar a perda de gordura abdominal de forma 100% natural.

Lembrando que existem duas principais contra-indicações no consumo de gengibre:

1) Ele não deve ser consumido por pessoas com sensibilidade no estômago, pois poderá causar dores na região;
2) Quem está tomando remédios anticoagulantes não devem ingerir gengibre, pois ele "afina" o sangue e pode prejudicar a ação desses remédios sobre seu sangue;

Lembrando que para indivíduos saudáveis, o gengibre auxilia na melhora da digestão. Seus compostos aliviam o estresse causado em nosso corpo por alguns alimentos que são de difícil digestão.


9) Nono Alimento Detox Para Emagrecer: Maçã



Uma característica fundamental da maçã é sua ação adstringente. A maior característica deste tipo de alimento é justamente sua ação de "limpeza" no organismo. Logo, a maçã é um item indispensável para nossa lista de alimentos detox para emagrecer, compondo o nono lugar. Almentos adstringentes são considerados detox justamente por sua ação de "limpeza". E uma curiosidade para você é que a maçã é um dos maiores exemplos de alimento adstringente. 

Sendo uma ótima escolha para quem deseja eliminar as impurezas do corpo, a maçã também reduz a quantidade de colesterol "ruim" no corpo, além de possuir uma grande quantidade de fibras, água e vitaminas que funcionam como ótimos antioxidantes para nosso corpo.

Lembrando que a maçã pode abrir seu apetite. Portanto, opte por comê-la após as refeições, pois assim, você não correrá o risco de comer além da conta. 


10) Décimo Alimento Detox para Emagrecer: Café



Acredite ou não, mas o café tem uma ótima ação detox em nosso organismo. Você percebeu que a maioria, senão todos, dos alimentos citados aqui possuem ação antioxidante e também melhoram e aceleram o metabolismo?

Isso acontece porque os alimentos detox são aqueles que aceleram o metabolismo. E os melhores alimentos para acelerar o metabolismo são aqueles que possuem cafeína em sua composição. Neste caso, o café entra como nosso último alimento detox para emagrecer.

Pelo fato de ser um alimento rico em cafeína, o café tem um grande papel na aceleração do metabolismo de quem o consome. Mas não vá abusar, pois o excesso de cafeína pode fazer muito mal.

Em todo caso, procure sempre a ajuda de um nutricionista antes de adicionar ou remover qualquer item da sua dieta, pois você pode ser alérgico a algum dos alimentos aqui citados. Mas mesmo que não seja alérgico, o acompanhamento de um profissional é indispensável para a definição da quantidade de cada alimento que você irá ingerir.